Ataques cibernéticos ligam alerta global

cyberataque
A falta de segurança e cuidados pode gerar diversos transtornos

Nos últimos dias um novo ataque cibernético voltou a assustar o mundo. O vírus Bad Rabbit já fez mais de 200 ataques, especialmente na Rússia, e lançou novo alerta para as empresas.

O número de ataques pode não ser expressivo, mas o efeito é devastador. Em 2017 já é o terceiro ataque a redes corporativas. O vírus deixa as máquinas inoperantes e é cobrado um pagamento de resgate para que sejam liberadas, junto com os dados e informações.

Os países mais atingidos, além da Rússia, foram Ucrânia, Turquia e Alemanha. Há o temor que ele se espalhe pelo mundo e chegue, inclusive, ao Brasil.

O vírus, tipo ransomware, inicia geralmente seu ataque com uma mensagem na tela do computador pedindo a atualização do software Adobe Flash Player. Assim que o usuário clica no botão instalar, o vírus se espalha pela máquina.

Todo cuidado é pouco.

Separamos algumas dicas de segurança para você e sua empresa:

1 – Crie o hábito de fazer backup das informações para que haja sempre uma cópia segura. Para uma maior garantia, a sugestão é fazê-lo de forma contínua e em plataformas diferentes, online e offline. Exemplo: Nuvem e HD externo;

2 – Mantenha antivírus e sistema operacional sempre atualizados;

3 – Contrate um serviço especializado para tratar da segurança dos computadores da empresa.

Gostou? Deixe sua curtida 🙂